Parafuso é tudo igual?

Com a função de fixação não permanente nos mais diversos objetos, o parafuso é encontrado no mercado em diferentes modelos. E, apesar de num primeiro olhar parecerem semelhantes, cada fixador possui características muito específicas, que influenciam no trabalho a ser realizado. Confira nesse post os principais tipos!

Com certeza você já precisou comprar parafusos e ficou alguns minutos observando a quantidade de modelos existentes nas lojas. De modo geral, eles se diferenciam pela forma da rosca, cabeça, haste e também pelo tipo de acionamento. Outro ponto que deve ser levado em consideração no momento da compra é em relação ao tamanho, uma vez que podem ser encontrados em medidas fracionárias ou polegadas.

Confira abaixo os principais tipos de parafusos, suas características e funcionalidades:

Parafuso sextavado

Seu nome se deve à cabeça com seis lados e é um dos mais usados quando o assunto é construção e reparo. Bastante utilizado em veículos, máquinas e equipamentos, móveis de aço, estruturas metálicas e aplicações diversas.

Parafuso para madeira

Conta com rosca mais larga, desenvolvida para agarrar e segurar a madeira com mais firmeza. Pode ser utilizado na fabricação e montagem de móveis, estruturas de madeira como vigas, união de placas e aglomerados, entre outros.

Parafuso francês

Com cabeça em formato de cogumelo, é acompanhado por uma seção quadrada, que permite o travamento do parafuso quando colocado em furos quadrados ou redondos. É indicado para carrocerias de caminhões, bancos de jardins, cercas de madeira, construção naval, corrimão de escadas, embalagens, escadas de madeira e ferragens agrícolas.

Parafuso autoatarraxante

Possui rosca mais fina e cortante que o faz “agarrar” com mais força no furo. Dependendo do caso, não necessita de um furo prévio uma vez que consegue abrir a rosca devido a sua dureza. Muito utilizado com buchas de nylon, em chapas metálicas finas, móveis tubulares e, dependendo, em paredes de alvenaria e concreto.

Parafuso autoperfurante

Conhecido também como metal/metal ou capelinha ponta broca, esse modelo é ideal para fixação de estruturas metálicas, tais como perfilados metálicos de paredes, forros, revestimentos e mobiliários embutidos, além de utilizado para drywall, entre outros. Possui cabeça em formato de flangeada de maior diâmetro e ponta broca, dispensando o uso de arruela e substituindo o rebite de repuxo.

Agora vai ser mais fácil identificar qual modelo de parafuso que você deve utilizar em determinado serviço. Coloque seus conhecimentos em prática na sua próxima visita a uma das lojas da Ferramentas Gerais… ou confira alguns modelos disponíveis em nosso Catálogo online!

 

Fonte: http://www.catalogsfg.com.br/Navegacao?G=8&PrincipalNoGrupo=True

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *