Qual a diferença entre Esmerilhadeira, Lixadeira e Politriz?

No meio de tantas marcas e modelos com as mais variadas funções e aplicações é comum ficarmos um pouco perdidos quanto a ferramenta ideal que atenda a nossa necessidade profissional.

Atualmente podemos encontrar uma infinidade de equipamentos que nos auxiliam nas diversas tarefas do dia a dia. Produtos que possuem uma aparência semelhante, mas são distintos quanto as suas funções e aplicações, como é o caso da Esmerilhadeira, da Lixadeira e da Politriz.

Você saberia nos dizer a diferença entre essas três ferramentas? Continue lendo nosso artigo e sabia a diferença entre Esmerilhadeira, Lixadeira e Politriz e escolha a certa para seu trabalho.

ESMERILHADEIRA

A principal diferença entre essas duas ferramentas é o número de rotação por minuto (RPM) e, é claro, a aplicação a qual são indicadas.

A Esmerilhadeira possui uma alta rotação por minuto (média de 11.500 RPM) e sua função é desbastar e cortar objetos metálicos. Neste tipo de equipamento não é recomendado o uso de lixas, pois devido à alta rotação e o aumento da força centrífuga do equipamento, o disco ou a capa de proteção pode se partir, causando sérios acidentes.

LIXADEIRA

A lixadeira possui número de rotação mais baixa (em média 5.500 RPM) e, com o nome já diz, são ferramentas para lixar, podendo também ser útil para acabamento e preparação de superfícies de matérias como madeira, metal, plástico, entre outras.

Evite utilizar discos que não são indicados para a Lixadeira. Alguns usuários acabam utilizando discos de desbaste, por exemplo, e acabam não conseguindo o resultado desejado. Isso ocorre por causa da baixa rotação do disco que diminui a quantidade do material desbastado. Portanto, utilize os discos corretos para cada situação e ferramenta.

POLITRIZ

Outra ferramenta bastante conhecida no mercado é a Politriz. Muito semelhante com uma Lixadeira e Esmerilhadeira, a Politriz possui uma função bem diferente.

Este equipamento possui um número de rotação bem menor e serve para o polimento de carros, chapas inox e outros matérias delicados que, com uma rotação maior, seriam facilmente danificados.

DICA EXTRA: algumas lixadeiras possuem variação de velocidade e podem ser utilizadas como uma Politriz se adaptadas para tal função. Antes de comprar o equipamento, verifique com o vendedor as especificações e aplicações da máquina.

NÃO BRINQUE COM A VIDA

Nunca utilize sua ferramenta sem equipamentos de segurança como luvasóculos e principalmente a capa de proteção das Esmerilhadeiras. Se sua ferramenta estiver fora de sua especificação de uso, troque-a imediatamente.

E aí, agora você sabe a diferença entre Esmerilhadeira, Lixadeira e Politriz? Esperamos que nossas dicas sejam úteis e que possam lhe ajudar a encontrar o equipamento ideal para seu serviço.

Precisando de ferramentas novas e de qualidade? A Ferramentas Gerais trabalha com diversos modelos e marcas que com certeza irão lhe proporcionar um alto desempenho e produtividade no seu dia a dia. Conheça as melhores Lixadeiras, Esmerilhadeirase Politrizes.

 

Fonte: http://conectafg.com.br/diferenca-entre-esmerilhadeira-lixadeira-e-politriz/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *