Saiba como evitar mau cheiro banheiro

Causa mais comum:

problema no anel de vedação, que fica entre a base da privada e à tubulação de esgoto. Se ele for mal instalado ou se ele não tiver sido colocado, o cheiro aparece.

Também pode ser:

que o pedreiro não tenha colocado o ralo sifonado ou, ainda, que a tubulação de esgoto esteja com inclinação menor do que a recomendada e, por isso, o esgoto não desce. Aí o cheiro de esgoto fica forte e não sai do banheiro.

Como você poderia ter evitado:

Deixando bem claro que você queria que o pedreiro ou o encanador tivesse instalado o anel de vedação e usado ralo sifonado e checado se essas peças estavam na lista de materiais que você comprou. Poderia também ter ido acompanhar a obra e pedido pra ver a instalação das peças e a inclinação dos canos.

Como evitar cheiro de esgoto no banheiro?

Cheiro de esgoto no banheiro geralmente acontece porque não foram instaladas três peças importantes (ou pelo menos alguma delas):

Anel de vedação

Resultado de imagem para anel vedação

fica entre o vaso sanitário e a tubulação de esgoto e impede a passagem de cheiros

Ralo sifonado

Resultado de imagem para ralo sifonado

não deixa que o cheiro da fossa retorne pro ambiente. Isso porque ele é feito para ter um pouco de água no fundo, que tampa a boca do cano que está indo para a fossa. Assim, os odores não conseguem passar.

Tubo de ventilação

Resultado de imagem para tubo de ventilação esgoto

fica conectado aos tubos de esgoto para levar os gases e odores para fora. Ele é instalado por dentro da parede e deve passar da altura da casa, ficando 50 cm acima do telhado, pro cheiro não permanecer na casa.

Mas se o problema já aconteceu, o que fazer para resolver?

Se esses materiais não foram usados na sua casa, não tem jeito: a solução vai ser quebrar (a menos que você não se importe com o cheiro).

Para instalar o anel de vedação: será preciso desparafusar a privada, colocar o anel e fixar com o parafuso de novo. Depois tem que usar um rejunte entre a privada e o piso e pronto. (Se o vaso sanitário foi fixado com argamassa, aí tem que quebrar. Mas aproveita pra melhorar e depois fica com parafuso).

Para instalar o ralo sifonado: será preciso quebrar o piso e refazer a tubulação no banheiro.

Para instalar o tubo de ventilação: será preciso quebrar a parede e instalar a tubulação que vai subir até ultrapassar a laje e o telhado.

E se você vai começar uma obra de esgoto, melhor prevenir.

Certifique-se de que esses materiais estão na sua lista de compra e combine com o encanador ou o pedreiro que eles serão instalados corretamente. Não deixe de visitar a obra e conferir. Assim, o banheiro novo fica lindo e sem cheiro de esgoto pra incomodar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *