Você conhece os tipos registros?

Você conhece os tipos registros?

Tipos de registro

Registros de pressão

Os registros de pressão são instalados na parede do chuveiro e tem a função de controlar o fluxo da água, ou seja, eles comandam a vazão do líquido. Você vai usá-los sempre que precisar acionar a água no momento do banho.

Registros de gaveta e de esfera

Já os registros de gaveta e os de esfera são usados para bloquear por completo a passagem da água, em caso de manutenção. Esses tipos de registro devem ser instalados próximos aos seus respectivos pontos de uso. Isso quer dizer que cada circuito hidráulico precisa ter o seu registro.

Quer um exemplo? Se houver dois banheiros na casa, indica-se a instalação de, ao menos, dois registros (um de pressão e outro de gaveta) para cada banheiro, com a intenção de bloquear a saída da água do chuveiro, da torneira e do vaso sanitário.

Em relação à manutenção dos tipos de registro, saiba que não há uma periodicidade específica para realizá-la. O indício de que o produto deve ser reparado é a existência de vazamento de água. Nesse caso, basta substituir o reparo do registro para que ele volte a funcionar normalmente

Vamos à diferença do Registro:

O registro de pressão

É aquele componente que usamos para abrir e fechar o chuveiro, a torneira do lavatório do banheiro ou a torneira da cozinha. É é um registro para uso no dia a dia.  Ele controla o fluxo de água apenas em um determinado ponto em que você usa.

O registro de gaveta

Ele também é conhecido como registro geral. É aquele que fica na parede e você mexe de vez em quando pra fechar a água, se tem algum vazamento ou se você precisa fazer algum conserto ou alguma manutenção. O papel do registro de gaveta é controlar o fluxo de água que vai da caixa d´água para toda a casa e é por isso que ele fica instalado na tubulação vertical, que traz a água pra casa.

Onde instalar o registro de gaveta?

Na saída da caixa d´água e nos cômodos onde você usa água: cozinha, banheiro e lavanderia (ou área de serviço). Lembre de deixá-lo totalmente aberto, se não a passagem de água acaba criando uma folga no registro e ele estraga. E feche completamente quando precisar bloquear o fluxo de água.

Como comprar o registro de gaveta?

Pergunte para o encanador as informações abaixo pra comprar o tipo certo e a quantidade necessária de cada um:

  • qual deve ser o diâmetro do registro, pra ver se ele é compatível com o diâmetro dos canos
  • se ele é para água fria ou água quente
  • se ele será instalado rosqueando ou soldando
  • qual deve ser o tipo de acabamento do registro (pode ser para instalação aparente ou embutida)

 

Fonte: https://100pepinos.com.br/registro/

Veja nossas dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *