Confiança da indústria aumenta em abril

O Índice de confiança do Empresário Industrial (ICEI), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), subiu de 55,4 pontos em março para 56,8 pontos em abril. O avanço de 1,4 ponto reverte a queda de 1,3 ponto no primeiro trimestre deste ano. O ICEI varia de 0 a 100 e tem uma linha de corte em 50 pontos, todo valor acima indica confiança e abaixo falta de confiança.
O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, explica que é a primeira vez, neste ano, que o índice avança, após uma sequência de três recuos. Segundo ele, parte dessa melhora pode ser explicada pela visão dos empresários em relação ao momento atual da economia. Neste mês o Índice de Condições Atuais, que compõe o ICEI, subiu um ponto e ficou em 49,9 pontos. “Por estar muito próximo da linha divisória dos 50 pontos, o indicador mostra uma percepção neutra das condições atuais em relação aos seis meses passados ao contrário, do que vinha ocorrendo desde o início no ano, quando a visão era mais negativa”, explica.
Índice de Expectativas, por sua vez, avançou 1,6 ponto, para 60,2 ponto. Ao se mover para mais acima da linha divisória dos 50 pontos, o indicador sinaliza expectativas ainda mais otimistas da indústria para o futuro próximo.
Para esta edição da pesquisa, foram entrevistadas 1459 empresas.

Fonte: Revista Anamaco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.